Aprenda Sobre os Conceitos Básicos de Contabilidade

o que é contabilidade

A contabilidade é uma prática que remonta aos primeiros dias da civilização humana. Quando as pessoas começaram a negociar mercadorias em grandes quantidades, logo perceberam que precisavam de um método para rastrear seus estoques, receitas e custos gerais relacionados às despesas comerciais.

Em meados dos anos 1400, a contabilidade de dupla entrada foi inventada como um meio de rastrear não apenas as receitas recebidas, mas também as despesas.

Assim, tornou-se possível não apenas registrar por quanto um item foi vendido, mas quanto custou para criar, armazenar ou processar esse item.

Dessa maneira, nasceram margens de lucro. À medida que os negócios se tornaram mais complexos, a prática da contabilidade acompanhou o ritmo de fórmulas complexas e ferramentas tecnológicas para ajudar a gerenciar as crescentes quantidades de dados.

Contadores modernos usam um conjunto codificado de ferramentas, regras e diretrizes para relatar informações financeiras a executivos corporativos, seus acionistas e reguladores governamentais.

Para saber mais sobre Curso de Contabilidade Clique Aqui

Embora os contadores executem uma ampla gama de funções, algumas das tarefas mais comuns incluem a preparação e o arquivamento de documentos de declaração de imposto de renda no IR, a incorporação de pequenas empresas e a proteção de todos os registros de seus empregadores ou clientes.

Os contadores também trabalham como auditores que fazem avaliações quantitativas da saúde financeira e gerencial de uma corporação. Alguns até trabalham em tecnologia da informação e realizam auditorias nesses sistemas.

Como funciona?

A contabilidade trabalha agregando dados financeiros em planilhas e demonstrações financeiras para que possam ser analisados ​​e compreendidos.

Embora as entidades privadas possam criar seus próprios padrões para a contabilidade periódica, as empresas públicas são obrigadas a relatar sua posição financeira a cada três meses e, em seguida, com um extrato de contas agregado em seu Relatório Anual. Em ambos os casos, uma contabilidade completa ajuda executivos e analistas a entender melhor a empresa.

Portanto, a contabilidade é uma das principais funções da administração de qualquer empresa. Toda empresa precisa de registros precisos de como está gastando e ganhando dinheiro.

Mesmo pequenas empresas de uma ou duas pessoas podem se beneficiar da geração de uma demonstração de resultados, balanço e demonstração de fluxo de caixa. Essas ferramentas podem ajudar os executivos a descobrir padrões que precisam de emendas ou áreas em que podem melhorar.

Por exemplo, a demonstração do fluxo de caixa pode revelar que a empresa possui mais reservas de caixa do que se pensava anteriormente, permitindo que os principais executivos tomem melhores decisões sobre como gastar, investir ou economizar esse dinheiro.

Viver de Contabilidade
Clique na Imagem e saiba Mais sobre Contabilidade

Em empresas maiores, a contabilidade permite que uma empresa compartilhe suas informações com potenciais credores ou investidores. Freqüentemente, uma empresa precisa pedir dinheiro emprestado para estimular um novo período de crescimento.

Nesses casos, os credores precisam ver uma demonstração do fluxo de caixa que reflita a liquidez adequada e a capacidade de reembolsar o empréstimo.

Uma contabilidade precisa de suas operações pode ajudar uma empresa a demonstrar que seria uma boa candidata a uma venda, ou atrair uma nova rodada de financiamento público ou privado.

 

Deixe uma resposta