O Que é Contabilidade e por que é Importante?

contabilidade

A contabilidade é, ao mesmo tempo, uma das profissões mais antigas da história e uma das indústrias de crescimento mais inovadoras do século XXI. Não acredita nisso? E a parte antiga – os documentos escritos mais antigos conhecidos da Mesopotâmia são registros comerciais. Isso é contabilidade, ali mesmo.

E o setor de crescimento inovador? A demanda do mercado de trabalho por contas aumentou, mas a contabilidade está no topo das inovações mais empolgantes da tecnologia, da computação em nuvem à tecnologia linha-bloco. Então, o que é contabilidade? Bem, é muito mais do que contar dinheiro.

COMO FUNCIONA A CONTABILIDADE?

Na sua forma mais simples, a contabilidade é uma maneira de comunicar a saúde financeira de uma empresa ou organização a toda e qualquer parte interessada. É uma maneira de avaliar os ativos, passivos e fluxo de caixa, ou o futuro de uma entidade para todos os investidores atuais e futuros. É a força vital de um negócio e todos os tipos de negócios têm informações básicas que são registradas para realizar esse trabalho.

o que é contabilidade
Clique na Imagem e Conheça um Curso de Contabilidade

Programas recomendados de graduação em contabilidade on-line

Toda contabilidade ou escrituração contábil possui um conjunto padrão de princípios contábeis que permanece praticamente o mesmo para todos os tipos de negócios. Dessa forma, há unidade em todos os procedimentos contábeis de negócios para garantir que haja unidade e um entendimento claro, independentemente de quais negócios estejam sendo monitorados. Esse sistema é chamado GAAP – Princípios contábeis geralmente aceitos. Não existe uma lei que imponha os padrões GAAP, mas isso pode não importar quando uma empresa precisa relatar ganhos e perdas a uma agência de crédito ou ao governo – ou enfrentar uma auditoria.

AS MUITAS CAMADAS DE CONTABILIDADE

Contabilidade não é apenas uma coisa; em uma corporação ou negócio, existem muitas camadas ou tipos de contabilidade.

Em empresas e corporações muito grandes, cada uma dessas camadas pode ter seu próprio departamento, composto por muitos contadores, todos cuidando de uma pequena parte. Nas pequenas empresas, pode ser o trabalho de um contador (muito cansado). As especializações incluem:

  • Impostos – Bem, esse é óbvio. Toda empresa precisa pagar impostos, e toda empresa quer pagar tão pouco quanto for necessário. Um bom contador faz isso .
  • Folha de pagamento – As empresas precisam bancar os funcionários, mas, mais importante, precisam pagar impostos sobre a folha de pagamento, previdência social, aposentadoria, benefícios do trabalhador e assim por diante. Os contadores da folha de pagamento mantêm todas essas bolas rolando.
  • Contas a pagar e contas a receber – As contas que precisam ser pagas (aos contratados, aos vendedores, aos fornecedores) e os pagamentos recebidos (dos clientes, dos clientes, dos serviços) precisam ser processadas. Se os pagamentos não chegarem, alguém precisa alertar as cobranças; se os pagamentos não saírem, alguém terá que aceitar a queda.
  • Contabilidade – a renda entra em uma coluna, a saída entra em outra e, se essas duas colunas estão fora de sintonia, o negócio também está. O contador não tem controle sobre o dinheiro, mas garante que todas as pequenas transações sejam registradas.

Programas recomendados de graduação em contabilidade on-line Clique Aqui

CONTABILIDADE E TECNOLOGIA

curso de contabilidade
Aperte na imagem e conheça agora o curso de contabilidade online

No século 21, todo esse trabalho é feito com computadores, e a compreensão da tecnologia subjacente é extremamente valiosa para garantir que tudo seja registrado corretamente. Hoje, muitos contadores se especializam exatamente nisso – tecnologia da informação contábil .

Um dos trabalhos mais importantes de um contador é o desenvolvimento de relatórios para a gerência e os executivos.

É aqui que a tecnologia contábil moderna realmente brilha; os computadores podem fazer análises em segundos que antes levavam semanas de pesquisa e análise para contadores altamente qualificados. Relatórios de qualquer tipo podem ser produzidos com o pressionar de um botão e um rápido instantâneo das transações e do fluxo de caixa é revelado. Todos os tipos de relatórios são necessários para avaliar o sucesso da empresa:

  • Demonstração de Resultados
  • Planilhas de balanço
  • Relatório de Ativos e Passivos
  • Patrimônio retido

Todos esses relatórios fornecem uma imagem do que a empresa está fazendo e para onde está indo. Eles podem ajudar a decidir se a empresa é financeiramente estável e se há algum ajuste a ser feito nas estratégias de operação.

Esses relatórios também são bons para os investidores. Eles são capazes de ver se vale a pena investir em uma empresa.

E quando as coisas não estão indo bem, é hora de chamar os contadores que são especialmente treinados para lidar com não discrepâncias e brigas – os contadores e auditores forenses .

São contadores com ampla formação e experiência em investigação, treinados para procurar padrões e inconsistências que possam indicar atividade criminosa ou apenas incompetência administrativa. Em ambos os casos, você realmente não quer vê-los passar pela porta, mas se as coisas estiverem ruins, elas limparão.

ENTÃO SIM, VOCÊ DEVE SE TORNAR UM CONTADOR

contabilidade
Clique na imagem e descubra agora como ser um contador profissional

Portanto, é fácil ver que a contabilidade é um campo multifacetado. Se você pensa em contabilidade apenas como uma máquina de calcular e adicionar, está pensando muito pequeno. Você também pode dizer que escrever está apenas movendo uma caneta ou que uma ultra maratona está apenas correndo.

A contabilidade é uma disciplina complexa e uma carreira diversa e empolgante. Há uma infinidade de tipos de carreira e oportunidades de emprego disponíveis na esfera contábil, e o campo está crescendo a cada dia. Afinal, nem todos podem fazer isso.

Por um lado, há muita matemática envolvida na contabilidade e, francamente, é a mente rara que é naturalmente boa em matemática.

Mais importante, porém, para ter sucesso como contador, você precisa de motivação, determinação, organização e muita inteligência.

É um desafio que muitos não estão dispostos a aceitar, mas para aqueles que são corajosos o suficiente, inteligentes o suficiente e determinados o suficiente, a contabilidade pode ser muito gratificante.

Para saber mais clique aqui

Deixe uma resposta